< Back to all Publications

Sumário Executivo – Crescimento econômico mais Sustentável para o Brasil

, , , and

Maína Celidonio também é autora dessa publicação.

Oportunidades econômicas para o cumprimento das metas climáticas do país

Para sair de sua crise, o Brasil precisa desenvolver estratégias e políticas que promovam o crescimento e reduzam a pobreza. Ao mesmo tempo, a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do país no âmbito do Acordo de Paris representa um compromisso ambicioso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030.

Este relatório é o resultado da análise econômica e jurídica realizada pelo Climate Policy Initiative/Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio (CPI/NAPC) em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Brasil(MP) e o WWF em virtude do projeto de cooperação técnica BR-T1377 InfraInvest: Infraestrutura Sustentável para o Brasil, financiado pelo BID. O relatório apresenta novas evidências para os formuladores de políticas públicas e demais interessados. Os pesquisadores analisaram três setores que são críticos para a criação de um futuro mais sustentável para o país: uso da terra, energia e transporte. A mensagem é a mesma para os três setores: é possível promover o crescimento econômico e ao mesmo tempo cumprir com os compromissos climáticos do Brasil. As opiniões expressas neste trabalho são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, de seu Conselho de Administração ou dos países que representam.

O relatório mostra que o Brasil tem potencial para impulsionar o crescimento econômico sustentável usando suas terras de maneira mais produtiva, dando escala à ação em energia renovável e eficiência energética e reduzindo o tempo gasto no transporte de carga e o desperdiçado pelos trabalhadores no trânsito.

Este relatório fornece uma análise econômica da implementação da NDC no Brasil, mapeia os arranjos institucionais e as políticas públicas principais de cada setor e delineia estratégias baseadas em evidências que fornecerão crescimento de baixo carbono para o país e seus cidadãos. Investimentos significativos e políticas consistentes são necessários. Porém, o custo de oportunidade de não fazer nada será maior do que o custo de novos investimentos. Os retornos de novos investimentos e políticas favoráveis ao clima superarão suas despesas e esforços: investir agora impulsionará a economia do Brasil em um futuro de crescimento, produtividade e sustentabilidade.

Relatório completo em Inglês disponível em: https://climatepolicyinitiative.org/publication/ensuring-greener-economic-growth-for-brazil/

Sumário Executivo – Crescimento econômico mais Sustentável para o Brasil
Graphics Library
Keywords
Related Work